Pages

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Geyse, vestidos e intolerância...


Recentemente li na VEJA (argh) uma matéria sobre o assunto / fútil da moda... O vestido curto da Geyse...

Sem entrar em detalhes sobre a reportagem, gostaria de externar um pouco do que eu penso e discordar de um ponto que parece ser o principal dessa estória toda: INTOLERÂNCIA.

Na reportagem que mencionei um especialista fala sobre ´conservadorismo sexual´, eu acho que não é nada disso... Ao contrário do que a maioria, acho que isso pouco têm a ver com sexo. Têm a ver com intolerância social e machismo... 

Os alunos da UNIBAN, a meu ver, não ficaram raivosos em razão de ter uma garota com vestido curto, mas sim pelo fato de ser uma garota, da periferia,  que se acha ´gostosa´ e que ´exerce seu poder´ ao levantar a saia, etc... Me pareceu que a Geyse estava embasbacada com seu próprio ´poder´, e o exercia na Universidade, uma garota da periferia ´dominando ´a ´elite´. Mas aí que está o problema... E aí vêm o preconceito da intolerância social... Como o ´pacto´ foi quebrado, a Geyse expôs que tipo de aluno freqüenta a Uniban... Os alunos ficaram raivosos.. Geyse representa TUDO que eles não querem ver deles mesmo... Teria essa mesma recepção uma garota, com o mesmo vestido, mas dentro dos ´padrões´ de beleza da ´elite´? Uma garota bonita que, naturalmente, chamasse a atenção, e ainda mais usando um micro-vestido... Penso que não. Geyse é a Geni... Fácil de odiar, daquele tipo de pessoa que faz as pessoas pensarem ´quem ela pensa que é para ficar fazendo isso na MINHA Universidade?!?!? Ela se acha, vamos colocá-la em seu devido lugar!!!´ (se esquecendo que esse ´lugar´  na verdade é o ´nosso´ lugar ).

Os alunos tornaram-se monstros, a turba desfez o sentido de individualidade, os freios morais ficaram anestesiados, e eles poderiam ser ´desculpados´ de seus preconceitos, afinal todos estavam fazendo isso. Usou-se como desculpa o fato da Geyse estar vestida de forma inconveniente (verdade), mas quem falou isso foi o garoto de boné... E incoveniente por inconveniente, qual atitude foi ´mais´ inconveniente? Do vestido que sobe ou das fotos e impropérios da turba louca?

Mas a lição maior que tirei disso tudo foi que não têm mocinho nessa história, principalmente da mídia, que mais uma vez se faz de ´baluarte´ da ´liberalidade´... E não se discute o principal, dos limites dentro da Universidade, do que estamos deixando acontecer, do que os alunos estão ´fazendo´ nas Universidades privadas, quais os limites dentro dos campi universitários, até que ponto o conservadorismo é válido nesse ambiente, o que está certo, o que está errado... Não é uma questão de ´veste o que quer´, mas sim uma questão de preconceito e intolerância social, limites à liberdade e responsabilidade pelo ambiente acadêmico... Não estaríamos transformando nossas Universidades em ´fábricas de canudos´? Onde o objetivo seria apenas ter o diploma, a qualquer custo e em qualquer ambiente?

Em tempo, falo isso de cátedra, pois me formei numa dessas Universidades privadas... E lá tmb ´fingíamos´ que éramos universitários e que a Universidade merecia nosso respeito.

6 comentários:

Daniel disse...

Achei interessante a sua postagem sobre esse assunto, não porque merece ibope, mas sim pela maneira como analisou a questão.

Me fez pensar e dou razão quando diz que ela era de classe baixa e fez com que os que se julgam acima dela (uma classe acima)quiseram colocá-la em seu devido lugar.

Por outro lado acho que perdemos certos valores com essas Universidades (no sentido que você escreveu). Hoje em dia o pensamento do aluno é duro de se ver.

E ela vai sair na Playboy, podem apostar.

abs

Mistérios da Humanidade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mistérios da Humanidade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mistérios da Humanidade disse...

Não resta dúvida que o tal "inconsciente coletivo" foi aflorado nesse episódio que envolveu uma adolescente (que até então, não sabia que estava fazendo na tal faculdade) e outro 'bando' de adolescentes (que ainda não sabem que estão fazendo lá)... A questão é: será que um simples episódio como esse, seria bastante o suficiente para gerar, ou melhor, para produzir toda essa comoção coletiva?

Se essa indagação for positiva, temos a prova concreta que as tais 'Uni-esquinas', são verdadeiros guetos (com a chancela do MEC) com uma concepção definida: pague e pegue (o chamado diploma 'fast-food')!!!

Aliás: diploma, celular (último tipo), roupas de grife, carro do ano, notebooks, fazem parte da ascensão social, não é mesmo?

E a educação no Brasil, como fica? O MEC garante !!!!

Admin disse...

muito interessante mais o importante e que tem que ter mais tolerancia nas universidades

Editor da Caverna disse...

Acho, Admin, que as uni-esquinas estão interessadas apenas no dinheiro das mensalidades.. Qualquer outro assunto, inclusive educação e comportamento, ficam em segundo plano...