Pages

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Forum Populi




Antes de mais nada, gostaria de agradecer a todos que acessaram esse blog, e que estão a ler essa primeira postagem. Esse blog, um fórum popular de discussões, idéias, desabafos pretende não se furtar a medos convenientes, o ´politicamente correto´, porém haverá de se ater ao respeito das idéias de cada um.


Escolhi o nome ´Conspiração Ideológica´ pois acredito existir um movimento (algumas vezes chamado de ´politicamente correto´) em que se construiu uma ideologia do certo e do errado. Hoje, quem pensa diferente da massa, quem não é ´politicamente correto´,  corre o risco de ser queimado em fogueira pública.


É claro que exitem limites, de respeito e bom-senso, porém um dos maiores maus da humanidade é a nossa tendência de rotular as pessoas, ideologicamente e criando essa ideologia, o ser humano se limita no pensar.


Para a filosofia, Ideologia é o grande pecado do pensamento livre... É engraçado pensarmos nisso, pois sempre foi ´legal´ ter uma ´ideologia´, chamamos de alienado aquele que diz não ter ideologia alguma, quando na verdade, aquele que têm uma ideologia é que é alienado, segundo a filosofia. E têm sentido.


Quem tem uma ideologia, têm um ´pacote´ de idéias (e preconceitos) ´comprados´ de alguém ou de um grupo, não pensando muito sobre isso. A ideologia, como já vêm pronta, não permite a construção pessoal, o questionamento que vêm no início de um sistema de construção de pensamento. Quem se prende a uma ideologia fecha às portas e questionamentos. E, ironicamente, trata sua ideologia como um ´tesouro´, fruto de uma verdade externa, que o indivíduo reconhece como sendo superior até mesmo à sua verdade, razão pela qual não questiona e, muitas vezes, age com virulência.


Esse blog não se atém a nenhuma ideologia, embora como autor, eu tenha minhas idéias (e preconceitos), sinto-me à vontade de refletir, voltar atrás e para tanto peço ajuda de todos, para que possamos crescer juntos, com uma saudável troca de idéias, em que o limite é apenas o respeito ao outro e a sua idéia.


Estou curioso para saber o que haverá de acontecer com essa tentativa de construção de pensamentos, idéias.. Tenho curiosidade de saber o que todos pensam sobre determinados assuntos, em contrapartida ao que eu penso, visando assim evoluir um pouco também, em conjunto com todos vocês.


Novamente obrigado pela atenção!

4 comentários:

Daniel disse...

Belo nome. Começou muito bem.

Ideologia, eu quero uma pra viver, já dizia nosso querido Cazuza.

Acho que o mais importante de todo o seu texto, que foi um belo texto, é justamente quando diz que devemos estar abertos para mudar. Respeitar a opinião alheia e expor a nossa opinião. E assim, lendo e expondo, podemos aprender muitas coisas. Abrir a mente.

Tenho certeza que gostarei bastante daqui.

abs

Mistérios da Humanidade disse...

Onde há ideologia, haverá sempre conspiração!!!!

Gosto da idéia de um fórum de discussões, de debates... Gosto também da idéia em ser "queimado em fogueira pública"!!!!

Tenha um bom início e parabéns pela iniciativa :)

Gisele Resende disse...

"...sinto-me à vontade de refletir, voltar atrás e para tanto peço ajuda de todos, para que possamos crescer juntos, com uma saudável troca de idéias, em que o limite é apenas o respeito ao outro e a sua idéia.

Muito legal essa sua proposta. A construção do pensamento, de idéias partilhadas em conjunto, baseada no respeito ao próximo.

abraços,

Gisele.

Editor da Caverna disse...

Obrigado Gisele!!! Espero que vc me ajude nessa construção ... Esse blog têm a intenção de ser um espaço aberto mesmo, com profundo respeito sobre as opiniões de todos...