Pages

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

JRR Tolkien, o Senhor dos Livros




Recentemente, após descobrir uma bela oferta (os livros de Tolkien por R$ 9,90) finalmente completei minha coleção de Senhor dos Anéis... Já havia lido a obra de Tolkien há alguns anos (bem antes dos filmes), mas ainda faltava possuir o último volume da saga... Tolkien, para mim, é um gênio e com isso quis prestar uma singela homenagem, postando aqui uma mini-cronologia que encontrei na Net.

Antes disso, quero dizer que esses livros inspiraram minha adolescência e ajudaram a aumentar o meu amor pela literatura. Muito bem escritos, detalhados e cheios de mitos, os livros são uma viagem não apenas no mundo fantástico de Tolkien, mas também na técnica do bem escrever.

Tolkien criou um mundo rico, tão rico que recebia cartas de botânicos perguntando sobre as plantas do livro tamanha a verossimilhança do que ele escreveu... Aliás, para quem não sabe,  a obra tolkiniana foi criada pois o erudito linguista Tolkien criou uma teoria de como as línguas evoluem, do ponto de vista antropológico, como elas se modificam, se mesclam, se perdem, e para isso ele criou um mundo todo para que pudesse colocar essa teoria... E assim foi criada a obra máxima da literatura fantástica. Perfeita em todo os seus aspectos.... Agora a pequena homenagem...


Cronologia de JRR Tolkien



1895. Mabel Tolkien parte para a Inglaterra com seus dois filhos, Ronald e seu irmão mais novo, Hilary. O pai, Arthur Tolkien, permanece na África do Sul.


1896. Morre Arthur Tolkien. O restante da família viverá em Birmingham durante 4 anos.


1904. Morre Mabel Tolkien aos 34 anos de idade.


1905. Ronald e seu irmão se instalam na casa de sua tia Beatrice.


1908. Ronald conhece Edith Bratt.


1909. Ronald fracassa em seu intento de obter uma bolsa de estudos em Oxford.


1910. Ronald ganha uma bolsa de estudos para a Exeter College de Oxford.


1911. Se forma em T.C.B.S. (Tea Club, Barrowian Society, etc.)


1915. Ronald recebe Honra de Primeira Classe em seus exames de graduação. Se alista nos Lancashire Fusiliers e inicia seu treinamento em Bedford e Staffordshire.


1916. Ronald se casa com Edith, e alguns meses mais tarde, em junho, embarca rumo a França. Se dirige ao Somme como subtenente do II de Lancashire Fusiliers e serve como oficial de sinais do Batalhão. Em novembro regressa a Inglaterra e adoece da "Febre das trincheiras".


1917. Convalescente, começa a escrever O Livro dos Contos Perdidos, que se converterá mais tarde em O Silmarillion. Em novembro nasce seu filho mais velho, John.


1920. É designado professor de Língua Inglesa na Universidade de Leeds. Nasce seu segundo filho Michael.


1924. Tolkien é designado professor em Rawlinson e Bosworth, em Oxford.


1926. Começa sua amizade com C.S. Lewis. Formação do The Coalbiters.


1929. Nasce sua filha Priscilla.


1930. Tolkien começa a escrever O Hobbit, mas o abandona antes de terminar.


1936. Susan Dagnall, de Allen & Unwin, lê o manuscrito de O Hobbit, e Tolkien conclui o livro a pedidos dela. É acertada sua publicação.


1937. Publicação de O Hobbit, no outono. Atendendo a um pedido de Stanley Unwin, Tolkien começa a escrever uma Segunda parte que se converterá em O Senhor dos Anéis.


1945. Tolkien é eleito professor de Língua e Literatura Inglesa de Merton, Oxford.


1949. Se completa O Senhor dos Anéis.


1954. Publicação dos dois primeiros volumes.


1955. Publicação do terceiro volume.


1962. Publicação de As aventuras de Tom Bombadil.


1964. Publicação de Árbol e Hoja.


1967. Publicação de O Guerreiro de Wooton Maior.


1971. Edith Tolkien morre em novembro, com oitenta e dois anos.


1972. Tolkien recebe o Doutorado Honorário em Letras da Universidade de Oxford.


1973. No dia 28 de agosto viaja para passar uns dias com seus amigos de Bournemouth. Adoece e morre numa clínica nas primeiras horas de Domingo, 2 de setembro, aos oitenta e um anos de idade.

11 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado por comentar no meu blog. Fico feliz que tenha gostado. E, como vc, sou um aficcionado por Tolkien.
Abrcs

Sílvio/Deghust Livros disse...

Post muito bacana. Escrita de forma interessante, sem rodeios. Nunca li Tolkien mas vou colocá-lo na minha lista de leituras.

Tenho um blog onde coloco sugestões de livros interessantes. Ficaria feliz se me permitisse colocar o seu post (sem a cronologia) com um link apontando para o Conspiração Ideológica.

Abraço

Editor da Caverna disse...

Eu adoro literatura e Tolkien em especial, Trujilo...

Que bom que vc gostou, Silvio, e é claro que pode linkar em seu blog esse post. Também gosto bastante do seu site e penso emfazer, no futuro, uma ´sessão´ de resenhas de livros... Tem tantos ainda que gostaria de comentar, tanto rapidamente como em profundiade (Duna é um deles).

Abraços!

Lis. disse...

Olá Bom dia...

Passei a lembrar de uma professora chamada Antonieta, que costumava ler para a classe do primário obras de Monteiro Lobato. Toda sexta-feira ela lia o Sítio do Pica Pau Amarelo, para nós.

Eu costumava fica muito ansioso quando chegava perto da sexta-feira, pois sabia que iria "viajar" no momento em que a continuidade da leitura fosse dada.

Hoje entendo que a maior parte da vida de um escritor é passada na leitura, para depois escrever livros que possam acrescentar um bom conteúdo aos seus leitores.

Pesquisa, há muita pesquisa e estudo, porque senão, qualquer um poderia aventurar-se na literatura e consagrar-se como escritor.

Thomas Mann citou que o escritor é alguém que mais tem dificuldade para escrever. Deve ser pela exigência que faz de si.

Mas, hoje, nestes nossos tempos modernos, há quem tem extrema competência na arte, e se vende escrevendo livros "encomendados".

Conheci gente assim, grandes mentes pensantes que se profissionalizaram. (rsr) E com isso, alguns sairam ganhando, mas não vou citar nomes.

De qualquer maneira,
um escritor é sobretudo,
um bruta pensador,
que precisa estar
perto de quem
tb. pensa...


ps. Tolkien é de fato bom no que faz.

Anônimo disse...

Vim retribuir o comentário, e dizer que é claro que quero parceria. Gosto muito do seu blog, parabéns. Seu banner já está no meu blog.

Achei o post maravilhoso, simplesmente porque Tolkien é o meu escritor preferido. Tenho todos os livros e tenho como uma religião. Tolkien é maravilhoso.

Grande abraço.

moderniidade.blogspot.com

Editor da Caverna disse...

Lis, Também sempre gostei de Monteiro Lobato... E poema bem criativo esse seu. Obrigado!!

Buuh,
Acho que todos deveriam ler Senhor dos Anéis pelo menos uma vez por ano, eu se que eu sempre releio, hehehe.....

É muito legal ter o seu blog como parceiro!! Valeu!!!

Lis. disse...

Retorno os votos de um Feliz Natal à ti, e todos os seus, acrescidos de sucesso para o ano novo.

Grato pelo ensejo.

Daniel disse...

Adorei a postagem, pois, pouco sabia sobre ele. Sobre sua época e a data do lançamento de O Hobbit me deixou maravilhado com a possibilidade de ler um livro de outra época, pois como sabe, gosto de velharias rsrs

Me deu vontade de ler O Hobbit.
abs

Anônimo disse...

Brother reiterando aqui meus votos de um Ótimo natal, que Deus realize todos os seus sonhos e que você tenha uma vida próspera e feliz.
Eu ouvi falar de Tolkien pela primeira vez quando tive contato com as bandas de black metal norueguesas, que por diversas vezes, mencionam cenários, personagens e vivências de seus livros, isso foi antes do filme ser lançado, depois saí pra pesquisar e saber um pouco mais sobre ele, apesar de curtir muito a trilogia ainda não li nenhum dos livros, eles tão na fila de livros a ler... Abraços irmão!

Editor da Caverna disse...

Daniel,

Vou te emprestar o Hobbit quando vc voltar de viagem... (e eu tmb, heheeh)

Rattleheadbrasil
Valeu e um ótimo Natal pra vc tmb!!

Anônimo disse...

Acabei de comprar Contos Inacabados e Os Filhos de Hurin, adorei o livro "O Hobbit" e espero ter a mesma sensação com esses dois livros. Muito bela a homenagem. Parabéns pelo blog!