Pages

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Filmes que marcaram época



Assisti hoje ao filme ´E o Vento Levou´, uma super-produção hollywoodiana dos anos 30, uma história de amor sem grandes surpresas mas que, na minha opinião, nos deu um dos melhores filmes de todos os tempos. Aí eu me peguei pensando... Por quê eu gostei de ´E o Vento Levou´, mas acho simplesmente insuportáveis esses filmes românticos dos dias de hoje? Quer dizer, acho um desperdício de celulose filmes como ´Uma Linda Mulher´, ´Titanic´ e mais recentemente ´Crepúsculo´... Acho esses filmes simples, apelativos, melosos e o pior de tudo, pretensiosos... Fracos e dependentes de um sentimentalismo adolescente de terceira... Mas mesmo assim, existem muitos filmes de ´se esquecer o cérebro em casa´, superficiais de antigamente que acho muito superiores  e divertidos do que esses citados acima. Talvez por serem menos pretensiosos e não se ´ acharem´ demais, tentando ser oq nunca poderiam ser. E acho que está aí diferença desses filmes e os mais antigos... 

A clássica história de amor de Rhet Buttler e Scarlet O´Hara têm personagens fortes, linhas paralelas com histórias interessantes, além de obviamente ser muito melhor escrito do que os caça-níqueis atuais de adolescentes. Em vista disso decidi criar uma lista pessoal de filmes por assunto, colocarei aqui os 5 melhores filmes, que eu acho, dentro de certas categorias muito pessoais:


Meus melhores filmes de todos os tempos:




1 - O Poderoso Chefão I




 

 











2 - O Podereoso Chefão II





 







3 - O Sol é para todos (To Kill a Mockingbird)




 





4 - Quanto Mais Quente Melhor





 








5 - 2001: Uma Odisséia no Espaço











Agora as categorias pessoais:


Melhores filmes adolescentes da minha adolescência



 
1 - Curtindo a Vida Adoidado




 

2 - Clube dos Cinco






 
3 - Conta comigo




 

4 - Mulher Nota 1000




 

 

5 - Namorada de Aluguel










Melhores filmes da ´Sessão da Tarde´


 
1 - Fúria de Titãs





 
2 - Goonies






 
3 - As 7 faces do Dr. Lao








 
4 -Aventureiros do Bairro Proibido




 

5 - Karatê Kid





Melhores filmes ´cool´


 
1 - Blade Runner







 
2 - Cães de Aluguel





 
3 - Highlander (apenas o 1 !!!)









4 - The Matrix




 
5 - O Profissional











E alguém aqui gostaria de participar e colocar sua (ou suas) listas? E talvez começar uma conversa sobre o tema?


22 comentários:

Lis. disse...

Bom dia...

Acho que, todos nós temos um certo tendencionismo que colocamos em prática ao optar por um filme.

Eu mesmo estive "preso" por algum tempo ao sistema financeiro e amei ter assistido o filme Um Sonho de Liberdade, com Tim Robbins.

Essa película foi agraciada com diversos prêmios, e trata-se de uma das obras-primas do cinema moderno. Tudo que for dito sobre este filme é redundância.

Mas há muitos outros, e todos os dias surgem mais e mais filmes para o nosso deleite.

Agora, muitas coisas estão mudando sobre as novas produções no quesito qualidade, porque se o filme não render dinheiro ao produtor logo no lançamento, cairá logo em seguida na mão da industria da pirataria que termina ficando com uma boa parte do lucro.

Tá difícil e só o futuro é que poderá dizer-nos qual serão os rumos que tomarão os produtores cinematográficos.

Bom percurso de semana pra ti.

Editor da Caverna disse...

Nossa, como esqueci ´Um Sonho de Liberdade´?!?!?!?

Algo que está empobrecendo tmb a qualidade dos filmes é a pirataria. Como os filmes chegam simultaneamente nos cinemas e nos piratas, muitos compram os DVDs piratas e deixam de ir ao cinema. A solução encontrada por Holywood foi investir pesado em produções cheias de efeitos especiais, de mod que seja mais interessante assisir no cinema do que em casa.. Aí filmes de conteúdo perdem espaço para grandes produções acéfalas mas cheias de efeitos visuais.

Uma ótima semana para vc tmb Lis!!!

Gustavo Pelisson disse...

Afim de parceria me mande seu banner

http://designclube.blogspot.com/

Vestibulando disse...

Um bom filme também é " Antes do amanhecer "

é um filme que encanta por ser um romance diferente, apostando não em clichês mas sim numa série de discussões sobre os mais diversos assuntos, que flui muito bem na história. É daqueles filmes que de início você não espera muito, mas que aos poucos e lentamente acaba te conquistando.

Não é um filme muito conhecido, mas vale a pena.

www.blog.maisestudo.com.br

Abs
MaisEstudo

Os Confundidos disse...

Perfeito seu blog!
Muito bem estruturado, e sobretudo
bastante informativo.
São pouco os blogs que conseguem ter um padrão tão construtivo!
.
Parabéns!
.
"Prentendemos nos achar e nos perder
em meio aos confundidos e, confundir
aqueles a quem nos interessa confundir."
.
http://osconfundidos.blogspot.com/

Lis. disse...

Nós somos uma consequência do tempo que se faz por intermédio de tendências para onde o dinheiro corre...

É política sobretudo, e há sempre que se dosar bem, e como sabemos, impossível é ganhar em tudo, sem perdermos nada...

E assim vivemos, entre ganhos e perdas, aceitando que a melhor política ainda é aquela velha média aritmética que aprendemos em tempos idos na escola primária.

Cumprimentos.

Daniel disse...

Cara, de cara já digo que faltou aí "A Vida é Bela".

Desses filmes um deles é muito importante para mim que é o "Curtindo a Vida Adoidado", pois foi vendo esse filme quando era pequeno que quis conhecer os Beatles por causa da música Twist and Shout. Mas é claro que além disse eu o acho um filme muito legal.

Os Goonies tb mexeram com minha cabeça. Foi muito bom.

Dos filmes recentes que vi gostei muito do "Um Ato de Liberdade". É muito bom.

abs

Editor da Caverna disse...

Vestibulando,

Não conheço esse filme... Vou procurar pois do jeito que vc falou fiquei intrigado. E gosto disso de filmes fora do circuito, tenho gratas surpresas com filmes assim...

Os Confundidos,

Muito obrigado pelas palavras elogiosas!! Estou no começo ainda e espero, com a sua ajuda e ajuda de todos que aqui vierem a participar, tornar esse blog um local de discussões e troca de idéias saudável.

Lis,

Infelizmente fica mesmo difícil mesmo saber o que vem de nós mesmos e oq é uam tendência que seguimos e não um gosto particular nosso (quando é a onda da moda que nos leva a ´gostar´ disso ou daquilo)

Daniel,

Eu gosto de ´A Vida é Bela´, mas às vezes acho um tanto exagerado... Acho que foi uma boa sacada, mas que acabou se perdendo um pouco.. Mas o final é fabuloso..

Eu assisti ´Goonies´ outro dia, gosto bastante, fez parte da minha infância esse filme.

Retorno à Oz disse...

Gostei de ver 2001 em sua lista de melhores filmes.

Editor da Caverna disse...

Retorno à Oz,

Esse é um dos meus filmes preferidos, sobretudo o final, naquela longa cena, poética, sobre o sentido da vida, cheia de simbolismo... Stanley Kubrick, na minha opinião, é o maior diretor de todos os tempos.

Lis. disse...

Bom é ter este espaço disponível, argumentando sobre assuntos edificantes como os filmes indicados, pois há muitas pessoas sem direção por falta de indicação.

Digo porque, já estive diversas vezes parado frente às prateleiras das videolocadoras sem nenhuma opção de um bom filme para assistir ainda não visto.

Faz parte do nosso cotidiano os temas que apresenta, e como tais, são importantes que que possamos nos localizar dentro da informação.

Parabéns!!! Você tem um bom blog!

Gisele Resende disse...

realmente o filme E o vento levou, fabuloso... hoje temos que escolher bem, para tentar tirar alguma coisa! Lembro muito do Karatê kid, tremendo sucesso, todo mundo queria ver. Recentemente assisti a um filme que gostei muito "O jardim secreto", um filme que fala de amizades e alegrias. Gostei!

Seu blog é 10, não é 1000! Muito bom!

beijinhos,

Gisele

Anônimo disse...

ahhhhhh,ameeeeeeei!Ultimamente essa história de filmes está muito na minha cabeça ^^!
Bem,mas nao concordo com vc em uma parte:Não acho que Uma linda mulher e Titanic se comparem com crepúsculo não.Titanic é o "... E o vento levou" da nossa geração,na minha opinião.Apesar de melodramático,é bem construído,tem uma história coerente,cenas espetaculares.Bem,mas essa é só minha opinião ^^!
Eu vejo filmes mais "cool" por assim dizer,rs.Bem,pelo menos foi assim que vc classificou O Profissonal.Não sou muito ligada aos clássicos,mas tenho curiosidade em ver alguns.
Amei muito o post =D!
Dayane.

Editor da Caverna disse...

Lis,

Vc que é muito gentil, hehehe!

Nova Civilização,

Gosto bastante de E o Vento Levou, e o ´cool´ que eu quis dizer é mais no sentido ´estiloso´, sabe? Alguns clássicos que eu curto bastante são os de Hitchcock...

Eu quis criar uma lista mais ´séria´ (com alguns dos melhores filmes) e duas listas mais ´pessoais´ não necessaraiamente com os melhores filmes de certo gênero mas sim os que, por algum motivo, marcaram certa época pra mim...

Muito obrigado pela sua visita que é semrpe muito em vinda e querida por aqui!!

Dayane,

Olá!! Olha, minha namorada AMA Titanic, e não ha´como negar que marcou época, aliás acabei de assistir o últmo filme de James Cameron, Avatar, em 3D, muito legal e eu recomendo, principalmente se vc curtiu Titanic, pois há elementos de romance muito bem colocados... Eu não gostei tanto de Titanic pq. eu esperava mais do filme... Que bom que vc gostou do post!! Espero que volte mais vezes!!

Uma personagem. disse...

existe mesmo "E o vento levou" ??? o.O
qualquer filme é ruuim, perca d tempo ficar assistindo filmes ;D

Sem limite. disse...

se voce parar pra ver a maioria passa todos os dias na telaquente

Anônimo disse...

Brother, GODFATHER, MATRIX, CÃES DE ALUGUEL, BLADE RUNNER, AVENTUREIROS são de cabeceira, agora eu estou seguindo seu blog por ver você citando 2001, nossa este aí pra mim é um filme imortal, que mesmo com apenas 45 minutos de diálogos em mais de 2hs de filme ele é uma obra de arte impecável. Ganhou um amigo e um seguidor, espero que nossa parceria renda muitos frutos e conhecimento. Grande abraço, a propósito seu blog já encontra-se linkado no meu!!!

Editor da Caverna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Editor da Caverna disse...

Rattleheadbrasil,

Valeu amigo!!!

Linkarei o seu blog também, adoro rock também...

E quanto a 2001 é uma poesia em imagens e símbolos... Estou pensando seriamente em fazer um post sobre esse filme especificamente, discutindo oq cada um pensa das cenas, oq representa pra cada um, etc... Deixarei o blog ficar mais taludo que eu farei esse post...

Obrigadão brother

AF Sturt Silva disse...

Gostaria de conversar mais sobre o tema,entre em contato comigo via emial:
afsturtdasilva@yahoo.com.br

Só faltou a lista de filme nacionais.

Anônimo disse...

tem filmes que realmente nos marcam, concordo com vc em quase todos os filmes (apenas retiro o matrix, que somente acrecenta na parte de efeitos especiais, na minha opinião)e concordo com lis que fala sobre um sonho de liberdade, que é maravilhoso, tem as comédia que tambem merecem umas linhas, como: loucademia de policia, um espirito baixou em mim, as comédias romanticas como: nunca fui beijada, simplesmente amor, e na classe dos desenhos animados: sherek, toy story.

Editor da Caverna disse...

AF STURT, obrigado pela força, mas podemos ser construtivos aqui também, pro exemplo vc lembrou MUITO bem que faltaram os filmes nacionais... Acho que nesse fórum público, trocando idéias, pode ser a melhor forma de comunicação, porém se vc quiser, poderemos tmb trocar idéia via mail sim...

Anônimo,

Interessante como vc citou vários filmes que têm uma forte influência em certas geraç~eos tmb, apesar de não serem os melhores de todos os tempos foram fortes o bastante (e bons o bastante) para causar um sentimentode nostalgia...