Pages

sábado, 19 de dezembro de 2009

COP 15 e o fracasso nas negociações sobre meio-ambiente e aquecimento global em Copenhagen ( Dinamarca )



Eu esperei o fim da Conferência de Copenhagen para fazer um comentário sobre tudo isso. Afinal, a esperança é a última que morre...


192 países reuniram-se do dia 07 de dezembro até o dia 18 último no chamado COP-15, em Copenhagen, na esperança de chegar a um acordo que ajudasse a diminuir o aquecimento global. Após muita frustração, discussões inócuas e até um teatral corte na mão da delegada Venezuelana, que se mutilou na conferência para  "poder ter o direito à palavra"  chegou-se ao texto final aprovado, que não só está muito longe do que se esperava como não vincula em NADA, não obriga nada, ou seja, é totalmente sem efeito... Foi assinado, me parece, apenas um texto para que não se ficasse sem nada a assinar.


Digo que ele de nada adianta e nada vincula pq. foi decidido que tentarão manter o aumento de temperatura abaixo de 2°C, mas não se explicou nem se obrigou a falar como. As propostas mais realistas e sérias pediam para que os países se comprometessem a diminuir a emissão de gás carbônico em taxas que variavam, porém essa questão, esse comprometimento que é na verdade o meio pelo qual se começaria a diminuir o aquecimento global, ficou de fora do texto final que, por conta disso, nada mais é do que uma carta de intenções. E uma carta de intenções que já nasceu para morrer, pois se fosse séria teria os ´como´ ao invés de ter apenas o objetivo.


É como se vc fizesse uma reunião em uma empresa que está bamba das pernas, com o intuito de planejar o que fazer para melhorar, e cada um trouxesse uma proposta que ia de corte de gastos até técnicas motivacionais e, no final, chegassem a um texto que simplesmente diz que a empresa tem que dar lucro de 2% ano que vêm, esquecendo que o objetivo da reunião era justamente saber como fazê-lo.


Esse texto não contem apenas a ´meta´ de se diminuir o aumento de temperatura global abaixo de 2°C, mas também a criação de um fundo para ajudar países pobres se adaptarem às consequências desse aumento. Esse fundo inicailemte será de 30 bilhões de dólares aumentando para 100 bilhões por ano até 2020.


Esse texto chamado de Acordo de Copenhagen foi aprovado por 26 países e assinado a contragosto pela União Européia, que o achou tímido. Entre os países que foram os principais artífices desse acordo estão Brasil, EUA, África do Sul, Índia e China.



Vale lembrar que a proposta inicial do Brasil levada para a COP15, em seu ponto principal, foi de corte de emissões de CO2 entre 30% - 42% abaixo do nível projetado atualmente para 2020.



Triste saber que o mundo prefere lucrar a sobreviver...

9 comentários:

Lis. disse...

Boa noite...

Costumam dizer que fazer uma reunião é a melhor maneira de não se chegar a conclusão alguma.

Posso até afirmar que chegamos neste mundo para conquistar um espaço, nem que seja diminuto.

Notoriedade quem não quer? Fazer o bem sem olhar a quem também traz benefícios. Difícil é quem possa direcionar energia canalizando-a para o bem.

Bem que quem? Ninguém quer ser cabeça de bagre enquanto existe possibilidade de ser rabo de baleia.

Prefiro ficar perto do mar, e observar os movimentos que estão fazendo por aí. E tentar manter meu canto intacto.

Tenho certeza que não chegarei a pegar as mazelas dos infortunios produzidos pelos inescrupulosos.

E assim vivendo...

Anônimo disse...

legal seu post cara, também acompanhei a COP 15, fiquei muito puto com aquela merda, quando comento nos blogs dos outros nunca faço isso, mas dessa vez vou falar pra você dar uma olhada no meu ultimo post, eu fiz sobre um assunto meio relativo ao seu, se quiser dar uma olhada por interesse, se não tudo bem também.
Só quero dizer que gostei do post, abraços.

www.raulchan.blogspot.com

Editor da Caverna disse...

Na verdade eu estva lá no seu blog postando...

Abraços!

O Árabe disse...

Triste, sim. E, mais do que isto, muito perigoso. :( Feliz Natal, amigo; que 2010 possa ser diferente!

Maicon Furtado disse...

É triste.. Se cada um fizesse a sua parte, o planeta não estaria do jeito que estar e tambem não iria precisar dessas reunioes

Gisele Resende disse...

E assim a vida segue... Novidades?!?! acredito que quando realmente o mundo parar para enxergar pode ser tarde de mais....ficamos sempre lutando pelo materialismo da vida, esquecemos que um dia tudo se acaba e com um vento se vai. Estamos aqui hoje e amanhã talvez! Fazer realmente o que importa pelos sentimentos de manter o amor pela vida seria, hoje, o mais urgente mas infelizmente nos deixamos levar pelo mundo. Somos engolidos por tudo que ele nos oferece!
Mas tenho esperanças em um Mundo melhor!

beijinhos,

Gisele

Anônimo disse...

Obrigado pelo comentário brother, você ainda deseja fazer a parceria? seu blog já encontra-se linkado no meu.

grande abraço!

Editor da Caverna disse...

Já linkei o seu blog!!! Valeu mesmo!!! Gostei muito do seu blog, recomendado ---> http://rattleheadbrasil.blogspot.com/

E está na lista de parceiros recomendados, se um dia vc tiver um banner e quiser compartilhar, só falar que eu coloco aqui...

Editor da Caverna disse...

Árabe,

Fico pensando, amigo se estamos ainda no perigo ou se já estamos no ponto sem volta...

Abraços!

Maicon,
Talvez esse seja o problema, esperamos que os outros façam por nós oq nós mesmos nem sequer cogitamos fazer.

Abraços!

Nova civilização,
Bem-vinda amiga!!!
´Somos engolidos por tudo que ele nos oferece!´----> Verdade! Sempre estamos às voltas com o material, aquilo que pensamos que pode substituir o sentimento... De fato, se déssemos mais atenção ao Amor, aos nossos bons sentimentos internos talvez não estivéssemos nessa situação... E somos dois que ainda têm esperança...

Beijos!