Pages

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Morre o genial escritor J.D. Salinger, autor do livro "O Apanhador no Campo de Centeio"


Morreu nessa quinta-feira o escritor J.D. Salinger, considerado por muitos um dos melhores escritores norte-americanos de todos os tempos. O recluso escritor ficou famoso principalmente por conta da obra-prima "O Apanhador no Campo de Centeio" e de seu personagem principal, Holden Caulfield.

"O Apanhador no Campo de Centeio", para quem não leu, conta a volta para casa do adolescente Holden Caufield, suas angústias e seu modo peculiar (e um tanto revoltado e perturbador) de ver o mundo. Cheio de sentimentos, como uma panela de pressão, o visceral personagem-adolescente descortina as angústias e o sentimento alienígena que muitos adolescentes sofrem... Muitas pessoas com quem eu conversei e leram esse livro não entenderam bem a genialidade da obra, pois confunde-se muito história eletrizante com o bem-escrever... A genialidade de Salinger é traçar o retrato de Caulfield de forma absurdamente realista, crua e inteligente.... Caufield existe e está ao seu lado enquanto você lê o livro... Não há uma história a ser contada no sentido holywoodiano da coisa, não há surpresas (não, não há uma cena em que Holden acusa o vilão de ter matado seu pai e esse vilão fala ´Holden, eu não matei o seu pai, eu sou o seu pai!!!´), há apenas a raiz do adolescente à mostra de maneira habilidosíssima....

Chapman e o Apanhador no Campo de Centeio


Mark David Chapman, assassino de John Lennon estava lendo o livro pouco antes de tentar o suicídio e assim como o atirador que tentou assassinar o ator/presidente Ronald Reagan, afirmou que o livro lhe serviu de inspiração para o crime... Na verdade o livro mexe com o nosso íntimo por conta da viagem que fazemos dentro da alma de Caulfield, um adolescente que se sente perdido num mundo sem muito sentido para ele...

 

7 comentários:

Daniel disse...

Poxa, eu não sabia que ele ainda era vivo rsrs.

Quanto ao livro eu acho que ele representa bem como são os jovens americanos durante dua adolescência. Represente bem isso. Quando li lembrei do Kurt Cobain, vocalista e guitarrista do Nirvana.

Quanto a ler e assassinar alguém isso é a maior filha da putisse do mundo, eu li e não quis matar ninguém.

abs

Lis. disse...

Bom dia... amigo.

É pura verdade que o mundo deixa de ter um tanto de significancia sem a presença de um grande escritor. Porém ganha um novo espaço vago para quem se prontifique a chegar ao nível de J. D. Salinger.

E há muitos outros escritores bons dentro do mundo literário. Espero que surja novos talentos, pois como mencionou Lavosieur: "Na natureza nada se perde... tudo se transforma".

Bom fim de semana.

Barbara disse...

E prá quem o mundo faz sentido?
Só prá quem faz a diferença em algo, ou prá alguém, porque fazer a diferença, nos livra dessa história de "fazer sentido".
Tentarei comprar o livro sim.
Grata pela indicação.

Desmanche de Celebridades disse...

Um livro maravilhoso, que jamais deveria ter sido lido por Mark Chapman.

Abraços.

O Árabe disse...

Uma grande perda, sim. E você foi muito feliz no texto! :) Boa semana, meu abraço.

Rui disse...

interessante história
tá anotada a dica

Anônimo disse...

Boa Tarde, tudo bem?

Sou jornalista e faço parte da equipe de um grande portal que está sendo desenvolvido e será lançado nos próximos meses.

O portal se chama “ÉSEU” e será um guia de entretenimento e relacionamentos pessoais e profissionais. O conteúdo jornalístico do “ÉSEU” será dividido em matérias, dicas e notícias, que abordarão diversos assuntos, como: gastronomia, turismo, passeios, shows, arte e cultura, bares e baladas, moda e beleza, social e meio ambiente, entre outros.

Atualmente, buscamos blogueiros que possam escrever parar o portal. Lemos seu blog, e gostamos muito da maneira que você escreve e do conteúdo que é disponibilizado.

Gostaríamos de conversar mais com você, pois temos interesse em colocar, no portal, matérias, de sua autoria, sobre o conteúdo sobre cultura que vimos em seu blog.

Assim que possível, entre em contato pelo e-mail jornalismo@eseu.com.br ou, se preferir, envie seu telefone ou outra forma de contato para conversarmos mais a respeito.

Atenciosamente,

Carla Costa