Pages

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Expresso turístico da CPTM: Uma opção de lazer pouco conhecida.




Recentemente, ao passar pela bela Estação da Luz aqui de São Paulo, fiquei sabendo da existência de um tal de Expresso Turístico da CPTM. Curioso como sou, fui pesquisar melhor sobre o assunto e tive uma agradável surpresa.

O Expresso Turístico da CPTM é um passeio (pago, fique claro) com três rotas a escolher (Luz - Mogi da Cruzes, Luz - Paranapiacaba e Luz - Jundiaí).  O trem de 1962 não parece ter lá muito charme, porém aparenta ser bastante confortável. Não foi inicialmente construído para essa finalidade, era um trem comum da CPTM que fazia a linha chamada ´Araraquaense´ e foi adaptado pela CPTM para o turismo, inclusive a tripulação usa uniformes para dar mais ´clima´ de turismo.

Como disse há 3 rotas, com roteiros e horários diferentes... Todas as rotas custam R$28,00 a passagem, e há descontos na compra de mais passagens para acompanhantes. Por exemplo, a rota Luz-Jundiaí mostra, segundo a CPTM, todo aquele clima britânico das Railroads, já que as arquiteturas das estações estão preservadas, tudo isso emoldurado pela natureza que embeleza a viagem. Também, dentro desses roteiro, pode-se optar por passeios nas cidades, recomendados pela CPTM e om preço avulso, como por exemplo, em Jundiaí têm-se o Roteiro Rural (também conhecido como Circuito das Frutas), que dependendo do sábado em que se vai, pode-se visitar vinhedos, sentir o sabor das frutas, ver como é o dia-a-dia no interior de São Paulo... Esse último, de todos, foi o que mais me atraiu... Têm saída aos sábados, 08:00 mas recomenda-se a compra antecipada, pois o número de lugares é limitado. O retorno ocorre às  16:30 e em Jundiaí há ainda outros roteiros, como o Circuito Cultural e o Circuito Ecológico.

Outro passeio com roteiros alternativos (e pagos em separado) é o de Mogi das Cruzes, com o Circuito das Flores, Circuito Ecológico e Circuito Cultural, com saída aos domingos 08:30 e retorno do trem às 16:30. Ah, sim, a viagem de trem para Mogi, por exemplo, dura 2 horas...

Me parece uma boa pedida para quem quer desanuviar a cabeça com um passeio bucólico.

3 comentários:

Lis. disse...

Olá amigo...

Há muitas coisas aproveitáveis de se fazer na cidade de São Paulo, e coisas que poucas pessoas sabem.

Dar dicas como tens feito acresce-nos de conhecimento necessário à quem deseje ampliar opções de convivio urbano.

Parabéns mais um vez pelas várias dicas que nos fornece -antes por interesse próprio- voltado ao bem coletivo.

Nas próximas eleições votarei em ti....
E até lá que Deus te abençõe.

Lis.

Editor da Caverna disse...

Hahahah!!

Agora que estou numa fase de descobrir o lazer em Sampa... Sempre que achar algo legal eu colocarei aqui.. E aí, como estão as coisas por aí? Passeando muito tmb?

Abração!!!

Gisele Resende disse...

sempre nos trazendo dicas legais. É bom ter outros olhares, novas percepções!

beijinhos,

gisele