Encontrei esse blog depois de mais de 10 anos. Pensei que tivesse afundado, morrido, desaparecido, corroído pelo tempo que parece ser mais lépido na internet, mas no entanto parece ter poupado esse espaço criado há muito tempo (há mais de 15 anos).
Reli a maioria das postagens e notei duas coisas: a) Esse blog se tornou um memorial pessoal, uma espécie de diário aberto sobre meus pensamentos, ideias e visões; b) Muitas coisas mudaram e muitas coisas eu teria escrito hoje de outra forma (ou nem teria escrito).
Em relação a esse último apontamento, eu decidi não mexer uma vírgula (embora quisesse acertar, modificar ou até apagar) pois é um momento de história pessoal e história não se reescreve, se critica, analisa e se aprende com ela.
Achei muito emblemática a última postagem pois me lembro dos sentimentos dela. Bolsonaro batendo panela... Hoje ela perde um pouco o sentido pois na época eu quis encontrar a pessoa mais antidemocrática, imbecil possível batendo panela para ilustrar o quão idiota era aquele ato naquela época. E o pior ser humano que eu encontrei foi esse. A ideia era causar ojeriza e vergonha nas pessoas ao fazer quem tem um mínimo de bom senso se sentir constrangida pela mera comparação com essa pessoa abjeta. Não havia, na época, a menor cogitação desse senhor ser Presidente da República.
Imaginar, naquela época, Jair Bolsonaro como Presidente da República, era o mesmo que imaginar que João de Deus seria votado Papa hoje.
Rever essas postagens mostram o quanto nós mudamos, mas também o quanto o mundo mudou em tão pouco tempo. Parece que ´rasgamos a fantasia´ e em algum momento pilares institucionais (morais e políticos) foram corroídos. O próximo pensamento que me assusta é se vamos mais ao fundo do poço ou seremos acordados desse pesadelo e vamos restringir essa queda vertiginosa. Mas para que essa segunda hipótese se concretize é necessário fazer um diagnóstico do que aconteceu conosco, de 2009 até 2025. Um diagnóstico singular e plural, com o distanciamento que senti ao ler, depois de mais de 15 anos, um blog que é, na verdade, um bloco de gelo conservado pelo tempo por razões que não compreendo muito bem.

Nenhum comentário:
Postar um comentário